
As reações químicas apresentam diferentes velocidades. Para classificar uma reação química como rápida ou lenta devemos ter em conta:
-
o tempo que uma determinada quantidade de produto demora a formar-se ou o tempo que o reagente demora a consumir-se;
-
a quantidade de produto que se forma ou a quantidade de reagente que se consome num dado intervalo de tempo.
A velocidade de uma reação química depende dos seguintes fatores:
-
Temperatura
-
Concentração dos reagentes
-
Estado de divisão dos reagentes
-
Presença de luz
-
Presença de catalisadores e inibidores
1- Temperatura
De um modo geral, a velocidade de uma reação química aumenta quando a temperatura aumenta.
É usual guardar-se os alimentos no frigorífico, pois à temperatura ambiente estragam-se com mais facilidade. Assim, diminuindo a temperatura, reduz-se a velocidade das reações químicas responsáveis pela deterioração dos alimentos.
2- Concentração dos reagentes
A velocidade da reação química aumenta quando aumenta a concentração de, pelo menos, um dos reagentes.
3- Estado de divisão dos reagentes
A velocidade da reação química aumenta quando aumenta o estado de divisão de pelo menos um dos reagentes, já que a área de contacto dos reagentes é maior, proporcionando mais choques entre eles.
Um exemplo comum do estado de divisão é a combustão da serradura (resíduos de madeira em pó) que é mais rápido do que a de blocos de madeira.
4- Presença de luz
A velocidade de uma reação química pode aumentar com a presença de luz, que funciona como fonte de energia para quebrar ligações químicas. Algumas medicamentos, reagentes e alimentos são guardados em frascos escuros para que a sua decomposição, por ação da luz, possa ser retardada.
Noutros casos, a luz é essencial para que ocorra uma reação. Dois exemplos são a fotossíntese e a fotografia não digital (reação da luz com sais de prata)
5- Presença de catalisadores e inibidores
A velocidade de uma reação química aumenta com a presença de um catalisador e diminui com a presença de um inibidor.
Estas substâncias não se consomem no decorrer de uma reação química, pelo que, não são consideradas reagentes e são específicas para cada tipo de reação. A sua função é aumentar ou diminuir a velocidade de formação dos produtos ou de consumo dos reagentes.